Sobre

Professor Ronaldo Corrêa autor das metodologias Violão Mais Fácil, Didática na Guitarra e Toque Viola Caipira. 

Proprietário da empresa Música e Arte Cursos Online.

Sobre o Site

O site Violão Mais Fácil traz principalmente o curso de violão popular, que busca difundir um ensino mais prático e completo possível. 

Informações sobre o universo do violão estarão em artigos, aulas e diversos conteúdos do nosso blog.

A empresa Música e Arte traz o complemento e novidades de outros instrumentos musicais, pois a música não tem limites e queremos compartilhar toda nossa experiência; indicando conteúdos e metodologias através de parcerias realizadas com grandes músicos e professores.

Prof. Ronaldo Corrêa
professor de violão

Um pouco da minha história

Músico profissional há 30 anos, especializado em metodologias de ensino e didática musical. Iniciou seus estudos em 1986, com o prof. Jair T.de Paula no curso de violão clássico.

Começou a tocar guitarra em 1991 por influência de bandas de vários estilos musicais e logo passou a integrardiversas bandas “cover”. Participando de diversos festivais de música como o “Cidade Canção – Maringá”, Festival de Indaiatuba, RockFestival – Clube Ituano, 1º lugar Festival do colégio Objetivo (FICO) em 1995.

Fez vários cursos particulares de violão e guitarra e em 1993 foi aluno do músico Wander Taffo (diretor do IGT, Banda Rádio Taxi).

Em 1996 ingressa no Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos – Tatuí no curso MPB/Jazz, estudando guitarra e violão popular, ampliando seus horizontes de estilos musicais.

Começou a lecionar profissionalmente em 1993 e desde 1997 iniciou trabalhos em escolas de música e conservatórios da região, como Toque Musical (Capivari), Prelúdio (Campinas), Conservatório Souza Campos (Campinas). Em 2000 fundou a própria escola chamada Música & Arte – Escola de Música na cidade de Monte Mor.

Como músico tocou em bandas de baile, acompanhando cantores, duplas sertanejas e freelance para eventos diversos. Banda Contraste  (pop rock), Produziu e fez a gravação do CD “Chamado para amar” da Banda ABBAPAI (música católica). De 1997 à 2006 desenvolveu seu trabalho autoral com a Banda Nagual.

Em 2006-2007 estudou com Aquiles Faneco no curso de guitarra no IGT (instituto de Guitarra e tecnologia) Campinas. Em 2007/2008 fez o treinamento da metodologia TKT, curso para professores da unidade Campinas (Violão Popular, Violão solo, Contrabaixo e  Guitarra).

Em Agosto de 2008 passou a dar aulas na Escola de Educação Musical Tecla´Som (Valinhos) como professor de guitarra,violão e contrabaixo. Em 2011 fez o curso de luthieria na EMT Campinas e com o luthier Pedro Galvão (Indaiatuba) e trabalhou nesta área de 2012 a 2015.

Em 2013-2014 trabalhou com aulas na escola Musique Indaiatuba, escola licenciada da metodologia IG&T, EMT São Paulo. Também em 2013 estudou com o mestre Zé Murilo Viola em Indaiatuba, começando sua trajetória na viola caipira.

Em 2014 iniciou o projeto Musicando na prefeitura de Monte Mor, desenvolvendo o curso de violão popular na Diretoria de Cultura. Em 2017 foi convidado para assumir como maestro da Orquestra de viola caipira de Elias Fausto e ainda como professor de violão da Academia municipal de Artes.

Em 2019 iniciou o trabalho de instrutor de viola caipira do Faesp/Senar. Assim passa a se dedicar à projetos culturais e também é convidado a trabalhar com organização de eventos e na área cultural.

Em 2020 assume como chefe de cultura na prefeitura de Monte Mor e posteriormente como Diretor de Turismo, se envolvendo intensamente em projetos de desenvolvimento desses segmentos. Sem abandonar o seu caminho musical, em 2022 iniciou o projeto da Orquestra de Viola Caipira de Monte Mor. O grupo se estruturou e realizou diversas apresentações em Monte Mor e região. E para 2024 está previsto o lançamento de uma homenagem à compositores locais chamada “Canções e Violas de Monte Mor”, contendo shows de circulação, registros e gravações.